Esta página descreve como construir um "gerador de ímãs permanentes ( PMG ) ou "alternador", gera corrente alternada (AC). Não gera "tensão da rede" AC 110 ou 220V (para isso necessita de utilizar um inversor baterias). Gera baixa tensão em três fases AC, transformando posteriormente essa tensão em "corrente contínua" (DC) para carregar uma bateria de 12 volts. Este gerador produz energia com uma fonte mecânica de rotação, pode ser usado uma força hidráulica ou eólica.O alternador é constituído por:
Apoios e veios;
Estator que contem bobinas de fio;
Estator que contem imãs permanentes;
Rectificadores de corrente.
O estator inclui seis bobinas de fio de cobre moldada em resina de fibra de vidro. O estator é montado na coluna, mas não se move. Fios das bobinas transportam a eletricidade para o retificadores que transforma o AC em DC para carregar a bateria. O retificador é montado com dissipador de modo a evitar aquecimento excessivo e a sua deterioração.
Os rotores são montados em rolamentos que giram sobre o eixo. O rotor traseiro está por trás e incorporado no estator. A parte frontal é externa, é fixa à parte traseira por veios que passam pela furação no estator. As pás da turbina eólica são suportadas pelos veios que atravessam toda a estrutura. Ao girar, os rotores com ímãs, produzem fluxo magnético que induz nas bobinas. Este fluxo magnético é que produz a energia elétrica.O alternador é concebido para pequenos geradores eólicos (Figura 2), destina-se a produzir energia pela transformação da energia mecânica do movimento giratório das pás em energia elétrica.
Para construir um aerogerador completo é necessário ainda, uma torre: pode ser usado um tubo de aço apoiado com cordas ou cabos, um suporte giratório no topo da torre assegura que, através da orientação de uma pá, esteja sempre em posição frontal em relação ao vento; O conjunto de lâminas destina-se a girar o alternador.