Um motor de passo unipolar tem um enrolamento com derivação central por fase. Cada secção de bobinas é ligado em cada direcção do campo magnético. Uma vez que nesta disposição um pólo magnético pode ser invertida sem ter de mudar a direcção da corrente, o circuito de comutação pode ser feita muito simples (por exemplo, um transistor único) para cada um dos enrolamentos. Normalmente, dada a fase, a torneira centro de cada enrolamento é feito em comum: dar três condutores por fase e seis pistas para um motor bifásico típico. Muitas vezes, estas duas fases são comuns internamente unidas, de modo que o motor tem apenas cinco ligações.
Um controlador de motor de passo ou micro controlador pode ser usado para ativar os transistores de acionamento na ordem certa, e esta facilidade de operação faz com motores unipolares populares com amadores; eles são, provavelmente, a forma mais barata de obter movimentos angulares precisos.
Passo unipolar bobinas do motor
(Para o experimentador, os enrolamentos podem ser identificados por tocar os fios terminais juntos em motores PM. Se os terminais de uma bobina são ligados, o veio torna-se mais difícil de transformar. Uma forma de distinguir o fio central (fio comum) a partir de uma bobina -end fio é medindo a resistência. resistência entre o fio comum e fio da bobina-final é sempre a metade do que é entre a bobina-end e bobina-end fios. Isto porque há o dobro do comprimento da bobina entre os fins e só metade do centro (fio comum) até o fim.) uma maneira rápida de determinar se o motor de passo está trabalhando é para curto-circuito a cada dois pares e tentar girar o eixo, sempre que uma resistência maior do que o normal é sentida, ele indica que o circuito para o enrolamento em particular é fechada e que a fase está a trabalhar.